Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > APOIO AO USUÁRIO FUSEX
Início do conteúdo da página

FUSEx

Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 13h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 14h13 | Acessos: 11936




 

O QUE É SISTEMA DE SAÚDE DO EXÉRCITO E FUSEx?

O conjunto formado pela estrutura própria de atendimento em saúde, pelos profissionais militares, pela rede credenciada e pelos usuários compõe o que chamamos de Sistema de Saúde do Exército (SSEx). Esse Sistema é responsável por prover assistência em saúde à família militar, sendo esta uma das prioridades do Comando do Exército, que tem envidado esforços no sentido de melhorá-la e aperfeiçoá-la, mediante a aplicação judiciosa dos recursos disponibilizados e arrecadados.

O Sistema de Saúde do Exército atende 687.925 beneficiários em todo o território nacional (incluindo os usuários do FUSEx, Ex-Cmbt, servidores civis do PASS e isentos), por intermédio de uma rede formada por 25 Hospitais Militares, 4 Policlínicas e  29 Postos Médicos e outras 05 Organizações Militares de Saúde Especiais, totalizando 63 Organizações Militares de Saúde.

Dentre os atendidos pelo Sistema de Saúde do Exército (SSEx), cerca de 600 mil são beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx), que é a fonte majoritária dos recursos daquele e que tem a finalidade de complementar a assistência à saúde com a arrecadação oriunda das contribuições obrigatórias e das indenizações de co-participação recolhidas dos militares do Exército, na ativa e na inatividade, bem como das pensionistas. O Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) foi criado pela Port Min Nr 3.055, de 07 de Dez 1978.

Os recursos do SSEx são geridos por 142 unidades gestoras, as quais atendem à família militar, ampliando o atendimento prestado pelas estruturas de saúde próprias do Exército por intermédio de uma rede de, aproximadamente, 6.500 Organizações Civis de Saúde (OCS) e 3.500 Profissionais de Saúde Autônomos (PSA) credenciados. Isso permite uma cobertura médico e odontológica o mais adequada possível às demandas assistenciais do universo de usuários do SSEx.

Atualmente, o custo crescente da saúde em âmbito global é o maior desafio para a manutenção do equilíbrio receita/despesa já que a inflação médica é muito superior à inflação oficial, em função da absorção de novas tecnologias da área de saúde, bem como do aumento da expectativa de vida da população brasileira.

O Departamento-Geral do Pessoal, que é o Órgão de Direção Setorial responsável por gerir e apoiar a Dimensão Humana da Força, tem buscado a melhoria dos processos gerenciais em todos os níveis, com a implantação de diversos sistemas informatizados que tornam mais eficiente a gestão do sistema de saúde do EB. Adicionalmente, o DGP tem trabalhado muito para o reequipamento e modernização das Organizações Militares de Saúde de modo a lhes aumentar a resolubilidade, poupando recursos vitais com atendimentos que, sem esse esforço, seriam encaminhados para credenciados civis, com um custo muito maior.

Cabe ressaltar que todo o montante arrecadado pelo Fundo de Saúde do Exército é aplicado na assistência à saúde dos militares e seus dependentes, não havendo qualquer contingenciamento ou desvio de finalidade.

Finalmente, é necessário que todo o universo de usuários do SSEx, que é o mantenedor majoritário do seu orçamento, compreenda a importância da sustentabilidade para a sobrevivência desse patrimônio, que promove saúde e bem-estar para família militar, mas visando entregar operacionalidade para o Exército Brasileiro e capacidade de defesa para o Brasil.

 

Fim do conteúdo da página