Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hospital Geral do Rio de Janeiro inicia realização do exame de eletroencefalograma

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 09h58 | Última atualização em Sábado, 18 de Junho de 2022, 07h31 | Acessos: 860

          Com o propósito de ampliar os serviços prestados aos beneficiários do SAMMED/FuSEx, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) iniciou a realização do exame de eletroencefalograma, através da clínica de Neurologia. São oferecidas cerca de seis vagas semanais com marcação presencialmente no SAME.

          O eletroencefalograma é um exame de monitoramento não-invasivo que registra a atividade elétrica cerebral. É realizado com eletrodos fixados no couro cabeludo por meio de uma pasta condutora de eletricidade. Por esta razão, os pacientes devem estar atentos ao preparo para o exame: lavar bem os cabelos usando um sabonete neutro (como sabão de coco), mas com tempo suficiente para que estejam secos ao início do procedimento; e não utilizar qualquer cosmético no cabelo (laquê, gel, condicionador, cremes, óleos, tinturas), pois esses produtos dificultam a aderência dos eletrodos ao couro cabeludo.

          A duração do exame é de 30 minutos e ele está disponível apenas para pacientes a partir dos 12 anos de idade. É importante ressaltar também que não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo, mas eles devem ser informados ao médico antes do exame. Além disso, para fazer o eletroencefalograma em sono, os pacientes devem dormir no máximo três horas na noite anterior.

          O paciente agendado deverá comparecer na sala de espera do setor ambulatorial até as 8h30 e aguardar ser chamado. O resultado será liberado em sete dias e estará disponível na recepção do ambulatório.

registrado em:
Fim do conteúdo da página