Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HGeRJ promove Semana do Idoso com realização de diversas atividades

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 09h49 | Última atualização em Sábado, 18 de Junho de 2022, 07h31 | Acessos: 1380

          Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) promoveu a Semana do Idoso, na qual foi organizada uma série de atividades com os participantes do Grupo da Melhor Idade, iniciativa organizada e desenvolvida pelo Serviço Social da Unidade Militar de Saúde.

          No último dia 22, o grupo participou de uma palestra sobre Golpes Contra a Terceira Idade, ministrada pela titular da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade, delegada Sueli Murat. O evento ocorreu no Clube Casa das Beiras, na Tijuca, e foi organizado pelo Serviço Social da Geap Saúde.

          Já no dia 24, foi realizada uma palestra sobre Valorização da Vida com a chefe do serviço de Psicologia do HGeRJ, Major Luciana, cuja proposta era apresentar os fatores de prevenção ao suicídio. Em todo o mundo, as maiores taxas de tentativas e atos consumados estão nas faixas etárias avançadas. No Brasil, não é diferente, embora os dados sejam escassos. De acordo com o Mapa da Violência 2014, há oito suicídios por 100 mil habitantes acima dos 60 anos, taxa maior que a registrada entre outros grupos etários.

          Como as atividades do Grupo da Melhor Idade são variadas, nos dias 29 e 31 de outubro, foram apresentadas, na recepção do ambulatório, sessões de alongamento, dança de salão, ioga e Coral Tom da Vida. Além disso, o coral apresentou-se na reunião com todo o efetivo da unidade, no dia 30, de forma que todos puderam conhecer uma parte do trabalho desenvolvido com os idosos.

          O envelhecimento populacional é um fenômeno crescente em todo o mundo, por isso é necessário desenvolver atividades que promovam qualidade de vida para se ter um envelhecimento ativo. A proposta do Grupo da Melhor Idade é promover a saúde e fortalecer vínculos de forma a minimizar a incidência de internações hospitalares e o isolamento social.

Como participar

          Os interessados em fazer parte do Grupo da Melhor Idade do HGeRJ devem entrar em contato com o Serviço Social através do telefone 2457-1764. É importante destacar que é preciso ter a partir de 55 anos de idade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página