Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Psicologia do HGeRJ realiza palestra sobre prevenção e combate ao suicídio

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 10h43 | Última atualização em Sábado, 18 de Junho de 2022, 07h31 | Acessos: 1975

          O Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) está engajado na campanha nacional do Setembro Amarelo, de prevenção e combate ao suicídio. Como há grandes dificuldades na identificação dos sinais de alerta, oferta de serviços e busca por ajuda, a Major Luciana, chefe do serviço de Psicologia do hospital, realizou uma apresentação aos militares da unidade para alertar sobre os indícios que acometem possíveis suicidas.

          Um dos pontos destacados pela militar foi a possibilidade de prevenção. Para tanto é importante que haja acolhimento, seja por um profissional, seja por algum amigo ou parente. Uma rede de apoio estruturada por ser fundamental no salvamento de uma vida.

Programa de Valorização da Vida

          O Exército Brasileiro visando promover a qualidade de vida, fortalecer os laços afetivos e proteger a vida humana da família militar, criou o Programa de Valorização da Vida (PVV), por meio da Portaria Nº 893, de 25 de julho de 2016 e Portaria Nº 151 – DGP, de 4 de agosto de 2016. O programa tem por objetivo esclarecer e sensibilizar a família militar de que o suicídio é um problema de saúde pública havendo meios de preveni-lo.

          Entre ações previstas estão palestras sobre o tema com a finalidade de gerar multiplicadores do programa, bem como reconhecer possíveis pessoas que estejam passando por sofrimento psíquico; e atendimentos social, psicológico e médico, tendo em vista acolher, acompanhar e tratar o público-alvo.



registrado em:
Fim do conteúdo da página