Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hospital Geral do Rio de Janeiro completa 105 anos de criação

Publicado: Quinta, 17 de Janeiro de 2019, 17h29 | Última atualização em Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 14h04 | Acessos: 5827

         Há 105 anos, militares da Guarnição da Vila Militar dispõem de um serviço de saúde de qualidade que no decorrer dos anos conquistou maior abrangência quanto as áreas de atendimento e novas dimensões físicas. Tais conquistas contribuíram para que hoje esteja estabelecida uma organização militar de saúde de referência, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ). No último dia 14, a OMS completou mais um ano de funcionamento e a data foi comemorada com um café da manhã especial.

         Aproveitando a ocasião da festividade, o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Sant’ana Soares e Silva, visitou as instalações do HGeRJ e presidiu a solenidade de comemoração, que contou com a leitura do alusivo ao aniversário do hospital pelo diretor da unidade, Cel Alexandre Arthur de Souza Costa.

 Histórico

          Em 14 de janeiro de 1914, foi criado o Posto de Assistência da Vila Militar, o embrião do Serviço de Saúde na Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro, no terreno da Fazenda Sapopemba. Após 39 anos, a necessidade do serviço e o grau de complexidade dos procedimentos exigidos por seus assistidos fizeram a pequena unidade de saúde ser elevada, transformando-se, em 1953, no Hospital de Guarnição da Vila Militar, um hospital de pequeno porte com 56 leitos.

           Em 31 de julho de 1998, a Policlínica da Guarnição da Vila Militar, que prestava serviço ambulatorial desde 1996, foi extinta e teve seu acervo em pessoal e material incorporado ao Hospital. Após 56 anos de funcionamento, tornou-se Hospital Geral do Rio de Janeiro, com a Portaria nº729, de 07 de outubro de 2009 do Comandante do Exército, que oficializou o ato a contar de 01 de novembro de 2009.

Fim do conteúdo da página